A CULTURA NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL – BREVE SINTESE
PROFESSOR: Prof. Lélis Maia Brito
ALUNA :Francineide Lana de Oliveira
ATIVIDADE AVALIATIVA Texto individual - Cada membro do grupo (individualmente) deverá elaborar e enviar um texto teórico (utilizando as normas técnicas acadêmicas). O texto deve ter de 2 a 3 páginas e deve ser elaborado com base em artigos acadêmicos ou livros. (formato arquivo: .doc - word). Lembre-se: esse é um texto teórico - acadêmico.
A CULTURA NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL – BREVE SINTESE
1 – INTRODUÇÃO.
A Modernidade legou ao mundo transformações significativas em todos setores,e o mundo do trabalho, não ficou livre dessas e influencias.
Quando se debruça nos estudos a respeito das teorias organizacionais, percebe-se uma crescente análise sobre a cultura que rege o campo organizacional e esta tem influencias perceptíveis nos acontecimentos organizacionais.
2 - O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?
A cultura organizacional,vai imprimir a identidade da instituição, para isso dar-se a necessidade de tempo, práticas sistêmicas, objetivos e modo de agir comum; entre outros.
PIRES e MACEDO (2006), entendem que “ a cultura implica estabilidade,enfatiza demonstrações conceituais (...) implica dinâmica e padronização...”
FREITAS (1991),afirma após mirar- se na conceituação apresentada por Edgar Schein que “a cultura organizacional é um modelo dos pressuposto que um dado grupo desenvolveu para lhe dar com os problemas de adaptação externa e integração interna...”
A antropologia traz o conceito de cultura como “ o conjunto de significados compartilhado por um grupo,cujos permitem a seus membros interpretar e agir sobre o ambiente...”
Dadas essas abordagens há evidencia de que a cultura e pertinente aos estudos organizacionais e sua compreensão segue somadas as complexidades existente nas organizações. Para uma reflexão mas objetiva, mirar-se-á esta discussão no conceito apresentado por FLEURY(1987,pag-22) onde “cultura