SÍNTESE DA UNIDADE 1
Vive-se em um mundo onde se preza pela rapidez nas entregas, na qualidade dos produtos, preços acessíveis e de alta tecnologia. Desde a antiguidade a paisagem vem mudando, há algum tempo vem mudando com mais frequência, principalmente a natureza que acaba arcando com as consequências da população querer sempre mais mesmo sem ter necessidade.
A partir da 1ª Revolução Industrial começou a mudança intensa de paisagens e na natureza, pois era necessário construir novas fábricas e ter matérias-primas para trabalhar-se e transformar num produto industrializado, e para isso foi-se desmatando para construir e retirando para produzir.
O Brasil é considerado uma potência regional, pois tem economia forte e, amplo e diversificado parque industrial. É também privilegiado por ter cerca de 60% da Amazônia em seu território, mesmo que isso gere algumas implicações como a dificuldade de controlar o tráfico proveniente de outros países da América e a fiscalização fronteiriça.
Há no mundo atual também blocos econômicos que são a união de países com o mesmo propósito e que estabelecem regras para esses países-membros, para que possam ter uma concorrência mais equilibrada e que possam obter lucros com a união desses países.
No mundo tem-se muitos meios disponíveis para o transporte de cargas, e um dos mais utilizados são os marítimos por meio de navios. Já no Brasil devido a acordos com multinacionais o meio de transporte de cargas predominante é o rodoviário, geralmente usando caminhões.
Capítulo 1- A formação do mundo capitalista
Etapas do Capitalismo
Capitalismo Início da formação Principais fatos
Comercial Com o surgimento de um novo grupo social de ricos comerciantes, os burgueses. *As trocas passaram a ter valor de venda superior ao valor de compra;
*As cidades se originaram das áreas de feira.
Industrial Juntamente com a 1ª Revolução Industrial. *Grande parte dos países europeus e os EUA adotaram-no;
*Ocasionou o aumento da