Síndrome de Stevens
Síndrome de Stevens-Johnson é uma forma grave, às vezes fatal, do eritema multiforme ou polimorfo, que acomete o tegumento e asmucosas oral, genital, anal e ocular. Pode evoluir para a forma ainda mais grave de necrólise epidérmica tóxica ou síndrome de Lyell.
Etiologia
É uma doença causada por uma reação alérgica grave, envolvendo erupção cutânea nas mucosas, podendo ocorrer nos olhos, HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Nariz" \o "Nariz" nariz,uretra, vagina, trato gastrointestinal e trato respiratório, ocasionando processos de necrose, com causas muitas vezes desconhecidas. Areação alérgica pode ser causada por estímulos como fármacos, infecções virais e neoplasias, embora em grande parte dos casos aetiologia específica não seja facilmente identificável. As drogas mais freqüentemente suspeitas são a penicilina, os antibióticos contendosulfamidas, os barbitúricos, os anticonvulsivantes, os analgésicos, os anti-inflamatórios não- HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ester%C3%B3ides" \o "Esteróides" esteróides ou o HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Alopurinol" \o "Alopurinol" alopurinol. Em alguns casos, ocorre juntamente com uma outra doença grave, complicando o diagnóstico. Os fármacos e as neoplasias estão associadas frequentemente aos adultos. Em relação as crianças se relaciona com infecções.
Sintomas
Síndrome de Stevens-Johnson.As lesões cutâneas são máculas eritematosas, bolhas sero-hemorrágicas, e púrpura. O início é geralmente abrupto, podendo ocorrer: HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Febre" \o "Febre" febre, mal-estar, dores musculares e HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Artralgia" \o "Artralgia" artralgia.
As lesões são extensas, envolvem várias áreas do corpo com erupções cutâneas, podendo haver também lesão da íris. A reação é facilmente observada nas mucosas bucais e conjuntivas, além de úlceras genitais.
A patologia pode evoluir para um quadro de toxémia com alterações do sistema