Farmacodermia, erupções provocadas por drogas
O que é?
Farmacodermia é uma erupção cutânea que surge em decorrência de uma reação alérgica, provocada pelo uso de drogas (medicamentos). Qualquer tipo de medicamento pode causar uma farmacodermia. Entre as drogas mais comumente envolvidas estão os antibióticos, antiinflamatórios, quimioterápicos, anticonvulsivantes e psicotrópicos.
As erupções podem ser provocadas por diferentes tipos de reações imunes que desencaderão variadas respostas na pele.
A maioria das farmacodermias são leves e tem resolução espontânea após a interrupção do uso do medicamento. Algumas podem ser graves e potenciamente letais, como a Síndrome de Stevens-Johnson e a Necrose epidérmica tóxica.
Manifestações clínicas
As formas de manifestação de uma farmacodermia podem ser as mais variadas possíveis como manchas avermelhadas disseminadas pelo corpo, placas de urticária, descamação, pústulas e bolhas, que podem ser acompanhadas de sintomas como pinicação e coceira.
[pic]
Além das lesões da pele, pode haver o surgimento de lesões nas mucosas oculares, da boca e dos genitais, e também edema (inchaço) da face e da laringe levando à dificuldade respiratória.
Em casos graves pode ocorrer a necrose da pele, aumento de gânglios linfáticos, febre e baixa da pressão arterial.
Algumas farmacodermias apresentam características típicas: • Erupção acneiforme: as lesões se parecem com as de acne. • DRESS: erupção cutânea, febre, envolvimento de órgãos internos e eosinofilia (aumento de eosinófilos no sangue), comumente associada ao uso de anticonvulsivantes. • Eritema multiforme ou eritema polimorfo: acometimento extenso com lesões avermelhadas, elevadas, algumas com formato de alvo, que atingem principalmente os membros.
Veja mais... O Eritema multiforme é uma síndrome de hipersensibilidade de surgimento abrupto que provoca lesões na pele e, ocasionalmente, nas mucosas. É provocado por uma reação do organismo a medicamentos (sulfa,