S ndrome de Stevens
Síndrome de Stevens-Johnson é um tipo grave de eritema multiforme, podendo ser fatal. Essa doença é caracterizada por lesões avermelhadas que costumam aparecer na boca, olhos, uretra, vagina e ânus. As lesões têm o formato de bolhas ou vesículas e se manifestam de forma tão agressiva que levam a alterações no sistema nervoso central, sistema gastrointestinal, rins e coração. A Síndrome de Stevens-Johnson é uma reação alérgica a medicamentos, como a Penicilina, e antibióticos que contêm sulfa. Ela surge de forma repentina entre 1 e 3 semanas após o indivíduo usar ao medicamento.
Sintomas
Os sintomas da Síndrome de Stevens-Johnson incluem: Lesões avermelhadas em todo o corpo; Alterações no sistema nervoso; Insuficiência respiratória ;Febre; Mal-estar; Dores nas articulações; Conjuntivite; Perda de funções orgânicas.
Diagnóstico
O diagnóstico da Síndrome é feito através da observação das lesões, que contêm características específicas, como as cores e as formas. Exames de sangue, urina e amostras das lesões são indicados quando existe suspeita de infecções secundárias.
Tratamento
No tratamento para a Síndrome de Stevens-Johnson é suspenso o uso de qualquer medicamento que possa ter causado a doença. Para diminuir o desconforto das lesões são utilizadas compressas de água fria e cremes neutros que hidratam a pele. O uso de corticoides deve ser feito com cautela, uma vez que podem aumentar o risco de morte desses pacientes. Devem ser utilizados colírios específicos e uma avaliação oftalmológica diária é necessária
Curativos
Otratamento do paciente deve ser feito em um hospital, pois é necessário um monitoramento frequente. O tratamento para as lesões na pele utilizam as mesmas técnicas usadas com as vítimas de queimaduras, como compressas de água fria e cremes que ajudam a hidratar a pele.
As lesões de pele são tratadas como queimaduras; os anestésicos tópicos são úteis em reduzir a dor das lesões orais. As áreas de pele devem ser cobertas