As M Dias S Cias
De acordo com Ramalho 2010, as mídias sócias são parte integrante da sociedade moderna. Muitas redes sociais, na internet têm uma população que as colocam em segundo ou terceiro lugar no ranking de população dos países.
As mídias sociais são meios de comunicação que vêm crescendo cada vez mais, ocupando seu espaço no mundo tecnológico e real. Não existe uma explicação exata para o motivo de tanto sucesso dessas ferramentas de comunicação. Para Afonso, as redes sociais são um tema a ser analisado, devido ao seu grande desenvolvimento e disseminação entre as pessoas:
Com o desenvolvimento das ferramentas tecnológicas, principalmente aquelas promovidas pelo advento da Internet, emergem em nossa sociedade novas formas de relação, comunicação e organização das atividades humanas, entre elas, merecem destaque o estudo de redes sociais virtuais SETTON (2002, apud Ibidem).
As redes sociais podem ser usadas para diferentes funções, dentre elas divertimento, procura de amigos com mesmo perfil, procura de empregos etc. Esta penúltima função, citada anteriormente, está sendo utilizada pelas empresas para ajudar nos processos seletivos, para promover o “primeiro contato” com o candidato, configurando-se a primeira impressão, feita através da procura do seu perfil nas principais ferramentas de comunicação. (SHIMAZAKI, 2011)
Segundo Afonso (2009, p. 29), as redes sociais têm sido usadas para fins que grande parte das pessoas nem imaginam:
A comunicação em rede tem sido explorada como instrumento de ativação de movimentos sociais e culturais como a luta dos direitos humanos, feministas, ambientalistas, etc. Na educação, a participação em comunidades virtuais de debate e argumentação encontra um campo fértil a ser explorado. Através dessa complexidade de funções, percebese que as redes sociais virtuais são canais de grande fluxo na circulação de informação, vínculos, valores e discursos sociais, que vêm ampliando, delimitando e mesclando territórios. Entre