Síndrome de Pirandello
ESCOLA DE DIREITO– TURNO NOTURNO – 1ªB
PSICOLOGIA
PROFESSORA - ANA MOSER
AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES
(A SÍNDROME DE PIRANDELLO)
CURITIBA
FEVEREIRO - 2014
1.2.1 Características das sensações
“Algumas pessoas experimentam sensações decorrentes de mínimas transformações fisiológicas em seus interlocutores. Tem-se a impressão de que “adivinham emoções”; por exemplo, detectam se a pessoa mente ou irá fazê-lo. Em geral, desconhecem a própria habilidade, desenvolvida e aperfeiçoada inconscientemente, por meio do contato frequente com os mais variados tipos de pessoas”.
Creio que esta habilidade seja aperfeiçoada com o tempo, todo o nosso corpo transmite uma mensagem, mesmo que inconscientemente. A maneira como você cruza suas pernas, como movimenta seus braços enquanto esta falando, o seu tom de voz, a meneira como você toca seu corpo... Estes, e muitos outros gestos podem transmitir uma imagem “distorcida” sobre o que você esta falando. (pag. 11 – 1.2.1 – Características das sensações – primeiro tópico)
1.2.1 Características das sensações
“O estado de estresse altera as descrições dos eventos e compromete a observação. O estresse aumenta a sensibilidade a ruídos; a pessoa torna-se menos tolerante, e isso aumenta o estresse e afeta os comportamentos em situações de conflito, quando se depara com pessoas que lhes despertam emoções negativas”.
O estado emocional afeta a percepção. Uma pessoa sob estresse fica mais desatenta, qualquer coisa pode incomodá-la, e isso pode desencadear acessos de raiva. Quando se está emocionalmente abalado, você tende a ter reações jamais previstas. Você perde a razão e passa a agir por instinto. (pag. 11 – 1.2.1 – Características das sensações – segundo tópico)
1.3 Atenção – 1.4 Memória
“A emoção ativa a atenção para inúmeros detalhes que desencadeiam os mais variados sentimentos, do amor ao ódio, da repulsa à adoração”. (pag. 18 – 1.3 atenção –