povo tchokwer

4421 palavras 18 páginas
INTRODUÇÃO

Em tempos remotos os primeiros habitantes de Angola foram os bosquimanes, posteriormente, numerosas tribos banto afastaram os bosquimanes para o sul, ocuparam todo aquele território.
Actualmente a população de Angola é constituida na sua grande parte por povos de origem banto, Estes povos que durante 2 mil anos foram migrando para sul desde as regiões centrais e sul do continente africano. Estes povos começcaram a chegar em Angola por volta do século XIII. Podemos assim considerar que todo conjunto cultural étnico de Angola actual é a expressão do posterior desenvolvimento da riquesa cultural criada pelos pelos banto numa serie de regiões.
Hoje, a população banto de Angola abrange cerca de 90 a 100 grupos etnolinguisticos. E neste trabalho em grupo de História abordaremos um destes grupos etnicos: Os tchokwes; Isto é: A sua origem, onde-se localizam estes povos, os seus estilos de vida, actividades de subsistência,a influência com outros povos e o encontro com os europeus.

LUNDA E TCHOKWES

Há muitos séculos atrás tinham sido um povo só. Lundas e tchokwes saíram do mesmo núcleo, a grande diferença é que os Lunda ficam no seu território desde sempre, os tchocwe transformam-se num grupo de extrema mobilidade que a partir do século XVI percorre todo o país. São essencialmente caçadores e comerciantes saindo, por isso, em busca de marfim borracha, etc. Essa extrema mobilidade não lhes permite desenvolver estruturas políticas tão pesadas como era a hierarquia da Mussumba, por isso fazem aquilo que se chama a diáspora Tchokue, inflectem para o sul, dividem os Nganguela ao meio. Angola tem Tchokwe em todo o território.
No final do século XIX os Tchokwe regressam ao seu território de origem, tomam, militarmente, o poder dos Lunda e absorveram as suas instituições. As duas realidades Tchokwe no século XIX misturam-se outra vez. A invasão Tchokue é coincidente com a conferência de Berlim, e o traçar das

Relacionados