As Funções Mentais Superiores (A Síndrome de Pirandello)
1) Corpo, cérebro e mente: sem qualquer um desses os outros não funcionam. A mente comanda o corpo através do cérebro, mas não pode fazer com que realize atos além de sua capacidade, a mente esta sujeita as limitações do corpo. E a mente depende dos estímulos externos e experiências anteriores para funcionar, os quais obtêm através do corpo. Um depende do outro simultaneamente.
2) Sensação e percepção: são os meios pelos quais ocorrem as ações do corpo, cérebro e mente e como elas se interligam. A sensação é o meio pelo qual temos contato com o mundo exterior através do corpo e as informações dessas experiências chegam ao cérebro. A percepção, que ocorre logo após, é a interpretação dessas informações resultantes da sensação. As sensações não são perfeitas e nem absolutas, elas podem ser alteradas de acordo com alguns fatores externos e internos como emoções, intensidade, uso de substâncias psicoativas, entre outros. As percepções também podem ser diferentes de pessoa para pessoa e dependendo do momento, fatores que atuam nisso podem ser a predominância de influência das sensações umas sobre as outras, como maior predominância da captura visual, auditiva, intensidades dos estímulos, memórias, conhecimentos e experiências anteriores, crenças e valores, emoções, entre outros, resultando na maior percepção de alguns fatos do que de outros e causando ate ilusões perceptivas.
3) Atenção e memória: a atenção é o que permite selecionarmos alguns estímulos em meio aos milhares que chegam ao nosso cérebro o tempo todo e descartar os restantes. A atenção é influenciada por emoções, experiências anteriores, interesses, necessidades e etc. A memória está totalmente interligada com a atenção, uma vez que a memória é a reprodução dos conteúdos anteriormente captados, e a percepção deles não ocorre se a atenção não tiver ocorrido previamente. Mais uma vez as emoções interferem de forma muito importante. Memórias que