“As funções mentais superiores (a Síndrome de Pirandello)”
Disciplina: Psicologia do Direito
Professora: Ana Moser
Título: “As funções mentais superiores (a Síndrome de Pirandello)”
1° Idéia principal: Corpo, cérebro e mente
O cérebro é palco das funções mentais superiores; o que a mente comanda não ultrapassa os limites de funcionamento das estruturas cerebrais e as possibilidades dessas funções, por meio do processamento do que ali se encontra armazenado. O corpo, a mente e o cérebro são uma realidade única que funciona de modo integrado. O conhecimento de si e a capacidade de decidir são atos de base emocional. A consciência tem uma base biológica e as emoções e sentimentos são alicerces da mente. As emoções são parte integrante da cognição; têm um valor adaptativo. as emoções participam nos processos de tomada de decisão.
2° Idéia: Atenção
Atenção é um processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e seleciona estímulos, estabelecendo relação entre eles. A todo instante recebemos estímulos, provenientes das mais diversas fontes, porém só atendemos a alguns deles, pois não seria possível e necessário responder a todos.É um processo de extrema importância em determinadas áreas, como na educação, já que se exige, por exemplo, a um aluno que preste atenção às matérias lecionadas pelo professor, ignorando estímulos visuais, sonoros ou outros, como o que se está a passar fora da sala de aula (estando, neste caso, relacionado também com o problema da disciplina).
Tudo o que modifica a atenção para inúmeros detalhes que desencadeiam os mais variados sentimentos, do amor ao ódio, da repulsa à adoração. O fenômeno funciona nos dois sentidos; o objeto que desperta a atenção provoca a emoção correspondente; Qualquer que façamos, devemos sempre ter atenção, não importa se é algo mais simples ou mais meticuloso, sempre deve ser dada toda atenção possível no que se está fazendo. O advogado tem que desempenhar muita atenção em qualquer atividade que esteja fazendo, pois só assim conseguirá obter êxito.
3°