As funções mentais superiores (a Síndrome de Pirandello)
O ser humano constitui uma entidade total, ou seja, corpo e mente trabalham juntos como um todo. E por mais que a mente comande o funcionamento das estruturas cerebrais, são as funções mentais superiores que interpretam os estímulos que o homem recebe de si mesmo e do mundo que o rodeia, sendo estas a sensação, a percepção, a atenção, a memória, a linguagem e a emoção.
A “sensação” e a “percepção” são um processo continuo, exemplo do trabalho conjunto de corpo e mente. O processo se inicia com a recepção de um estimulo, seja ele dentro ou fora do corpo, que entendemos como a sensação. Logo após, vem a interpretação do cérebro sobre a informação recebida, entendida como percepção.
A atenção também faz parte do processo de sensação e percepção, uma vez que esta seleciona alguns estímulos (baseado na emoção, na experiência, nos interesses do indivíduo ou nas necessidades do momento) para fazer parte do processo. Os restantes são descartados, portanto não são percebidos pelo homem. Ela é responsável por desencadear os mais variados sentimentos em nós, desde o amor ao ódio.
A memória por sua vez é desencadeadas por sinais recebidos pelos sentidos, que despertam a atenção. Uma vez que a pessoa presta atenção na determinada situação, ocorre a possibilidade de recuperar informações, sendo assim possível o reconhecimento do estimulo. Nesse processo, a emoção intervém de maneira determinante, podendo causar diversos sentimentos em relação ao