sífilis
É uma doença infecciosa crônica, de transmissão sexual e eventualmente transplacentária. A infecção congênita é associada com resultado adversos, incluindo morte perinatal, parto prematuro,restrição do crescimento fetal e sífilis ativa no neonato.
Agente etiológico
Treponema pallidum, bactéria espiroqueta, multiplica-se por divisão binária. O homem é o hospedeiro obrigatório e único.Epidemiologia
É universal, atinge todas as classes sociais. Apresentou declínio após a introdução da penicilina.
Classificação
● Congênita: adquirida da mãe por via transplacentária em qualquer facegestacional.
● Adquirida recente: até um ano de evolução. Engloba a sífilis primária (cancro duro e adenite satélite), a secundária (roséolas, condiloma plano sifilítico, alopecia) e a latente recente(sem sinais clínicos, detectável apenas por exames laboratoriais).
● Adquirida tardia: evolução superior a um ano. Engloba a sífilis terciária cutânea, cardiovascular, nervosa, visceral e latentetardia.
Transmissão
Praticamente todos os casos de sífilis são adquiridos por transmissão sexual, excetuando-se os decorrentes da transmissão vertical (congênita). A sífilis adquirida é transmissíveldurante os estágios iniciais da doença (sífilis primária e secundária), com percentual de transmissão de 30%. O treponema, presente nas lesões, penetra pela pele e mucosas integras, sendo facilitada atransmissão quando há solução de continuidade. O período de incubação varia de 10 a 90 dias, com média aproximada de três semanas. A transmissão também pode ocorrer por transfusão de sangue.
Nossotrabalho terá como foco a sífilis primária!
Sífilis primária: estado clínico da doença que se manifesta em 50% dos casos como uma lesão de pele ou mucosas. A maioria destas lesões (95 %) ocorre nagenitália ou são adjacentes à genitália externa, sendo que a lesão pode não ser percebida (cancro oculto) por ser intra- uretral, retal, cervical ou anal.
Outros locais de contato sexual podem ser o