Swatch
IBMEC – CBA Gestão de Negócios Marketing - Estudo de caso Swatch
1 – A segmentação psicográfica diz respeito ao estilo de vida, comportamento e personalidade. A Swatch utiliza esta segmentação de mercado para expandir as suas ofertas de relógios para homens e mulheres. Ela comercializa uma ampla variedade de relógios de pulso projetados para atender aos interesses e estilos de vida de segmentos diferentes de consumidores. Além de oferecer relógios conservadores, oferece também relógios criativos e de várias linhas distintas.
2 – Preço – Tratando-se de preço, a estratégia da Swatch foi vender relógios a um baixo preço, U$60,00. Para conseguir produzir nesse valor e ainda ter uma margem de lucro, foi necessário descobrir o material mais adequado para reduzir custo, por isso, criaram o relógio de plástico feito commaterial sintético e barato.
Praça - Inicialmente para distribuir os relógios aos consumidores apostaram nas varejistas. Mas estas não conheciam a filosofia da Swatch e não souberam que tipo de tratamento dar ao produto. Por isso, começaram a vender os relógios nas redes subsidiárias e representantes que o grupo havia desenvolvido para suas marcas iniciais. Posteriormente, expandiu para a criação de seus próprios pontos de vendas.
Produto – “Um relógio de quartzo...que se adapta a qualquer estilo, excelente para informar a hora e ideal para ser usado como acessório de moda”. Apesar de o produto ser um relógio, devido ao seu novo design, tecnologia e ao baixo preço, o acesso ao mesmo pelo consumidor ficou fácil, o que fez com que acabasse se tornando um acessório de moda, que podia estar sempre alterando cor e estilo.
Promoção –Devido ao sucesso dos relógios, aproveitaram-se do bom momento e criaram a SwatchMania, que deu a ideia de formar um clube de colecionadores que em pouco tempo reuniu mais de 100 mil membros. Com isso perceberam a necessidade de diferenciar seus melhores clientes recompensando sua fidelidade com