Suíno
3 de Junho de 2015
Zootecnia Especial I
Docente: Marcia Costa Lima Corrêa de Araújo
"Manejo de leitões recém-nascidos, do nascimento ao desmame."
Discente: Izabela Ferreira e Silva
Sumário
1. Introdução
2. Revisão Bibliográfica
a. Manejo Reprodutivo de suínos
i. Maternidade ii. Preparação pré- parto iii. Parto iv. Manejo de recém- nascidos
v. Manejo de leitões na primeira semana de vida vi. Creche e Desmame
3. Conclusão
4. Referência Bibliográfica
5. Figuras
a. Figura 1: Estrutura de gaiolas de maternidade com escomoteadores.
b. Figura 2: Detalhe da estrutura de um escomoteador.
1. Introdução
A criação de suíno representa um importante papel, entre as atividades pecuárias do Brasil, pois é uma das atividades que gera emprego e mão-de-obra, fixa o homem no campo, além de fornecer alimentos de alto valor biológico para o consumo da população. No Brasil, a suinocultura é bastante desenvolvida, sendo caracterizada na maioria das vezes, por criação do tipo semi- intensivo e intensivo e em menor escala por criações do tipo extensiva.
A partir de atividades regularmente planejadas e direcionada para a prevenção e manutenção da saúde dos animais (procedimentos sanitários preventivos e curativos) e com o advento de novas tecnologias como a inseminação artificial, melhoramento genético, biossegurança, sanidade, nutrição entre outros, têm se notado um avanço cada vez maior da suinocultura, contribuindo para a diminuição de doenças e da mortalidade e visando o crescimento do rebanho de qualidade e aumento da produtividade.
O manejo na produção de suínos compreende todo o processo reprodutivo e produtivo do sistema, que tem como objetivo a produção de carne. Devendo ser conduzido com toda a atenção, pois dele depende o alcance de melhores índices produtivos e o retorno econômico da produção, além