suinos
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE ZOOTECNIA
CAMYLA MENDES DE OLIVEIRA
MANEJOS APLICADOS A MATERNIDADE DE SUÍNOS
FLORIANÓPOLIS – SC
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE ZOOTECNIA
CAMYLA MENDES DE OLIVEIRA
MANEJOS APLICADOS A MATERNIDADE DE SUÍNOS
Trabalho referente a disciplina de Introdução a metodologia científica, primeira fase do curso de zootecnia da UFSC. Orientada pelo professor Renê Birochi, realizado pela aluna Camyla Mendes de Oliveira.
FLORIANÓPOLIS – SC
2013
RESUMO
A maternidade pode ser considerada o centro
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1 MATERNIDADE 7
2 PARTO 8 2.1 PARTOS COMPLICADOS 8
3 MANEJO DE RECÉM-NASCIDOS 9
INTRODUÇÃO
As atividades relacionadas à suinocultura ocupam lugar de destaque na matriz produtiva do agronegócio brasileiro, destacando como uma atividade de importância econômica e social para o país. Na economia, a suinocultura contribui por meio de sua dinâmica econômica interna e por meio da geração de divisas via mercado externo.
Atualmente, o Brasil possui o terceiro maior rebanho mundial de suínos com mais de 32 milhões de cabeças. Em primeiro lugar está a China, que possui o maior rebanho de suínos, com mais de 460 milhões de animais. Logo atrás está os Estados Unidos, com um rebanho superior a 60 milhões de animais. O crescimento do rebanho de suínos no Brasil se mantém constante, enquanto, o número de matrizes suínas decresceu nos últimos dez anos. Por outro lado, a produção de leitões cresceu significativamente, passando de 22,4 milhões em 1993 para quase 30 milhões em 2002. Isso reflete os avanços em tecnologias de produção implantados nesse período, o que permitiu amentar significativamente a produtividade do plantel de matrizes. A