Quem foi Nikola Tesla
Nikola Tesla foi um inventor nos campos da engenharia mecânica e eletrotécnica. Nasceu no império austríaco (antiga Áustria) e mais tarde tornou-se um cidadão norte americano. É mais conhecido pelas suas muitas contribuições no campo do eletromagnetismo no fim do século XIX e início do século XX. As patentes de Tesla e o seu trabalho teórico formam as bases dos modernos sistemas de potência eléctrica em corrente alternada (AC), incluindo os sistemas polifásicos de distribuição de energia e o motor AC.
Depois da sua demonstração de transmissão sem fios (rádio) em 1894 e após ser o vencedor da "Guerra das Correntes*", tornou-se um dos maiores engenheiros eletrotécnicos que trabalhavam nos EUA.
A unidade do Sistema Internacional de Unidades (SI) que mede a densidade do fluxo magnético ou a indução eletromagnética, o tesla, foi nomeada em sua honra, assim como o efeito Tesla da transmissão sem fio, que Tesla demonstrou usando lâmpadas eléctricas em 1893.
*A guerra das correntes foi uma disputa entre George Westinghouse e Thomas Edison, onde Thomas Edison defendia a utilização do sistema de corrente contínua como sistema elétrico e George Westinghouse financiava e defendia a corrente alternada de Nikola Tesla. A partir de suas pesquisas com campos magnéticos rotacionais, Nikola desenvolveu um sistema elétrico completo a partir da corrente alternada, um sistema mais eficiente que o de corrente contínua.
Principais invenções de Tesla:
O sistema trifásico: O sistema trifásico é a forma mais comum da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em corrente alternada. Este sistema incorpora o uso de três ondas senoidais balanceadas, ultrapassadas em 120 graus entre si.
O motor de indução: Motor de indução é um motor elétrico construído de tal maneira que se têm dois campos magnéticos girantes. A aplicação de tensão alternada nos enrolamentos do estator irá produzir um campo magnético variante no tempo que devido à distribuição uniforme