Sustentabilidade Politica Cidadã
Atualmente há uma carência notória de engajamento político dos cidadãos. Uma das explicações possíveis para isso é a descrença da população em relação aos políticos. O grande problema é que a apatia social tem resultado em efeitos desastrosos para a vida em sociedade. Sem cidadãos atuantes, interessados em participar e influenciar nos processos de tomada de decisão do Estado brasileiro, parte dos políticos se sente livre para se apropriar de bens públicos, desviar recursos e perseguir apenas os próprios interesses em detrimento de interesses mais amplos da comunidade. O distanciamento dos cidadãos em relação aos assuntos públicos contribui para ampliar as imperfeições da democracia brasileira.
Hoje o cidadão está mais exigente em questões ambientais, mas não o suficiente a ponto de salvar o planeta. Eles sabem que tem o direito a um meio ambiente limpo e seguro, buscando-se conjuntamente a conservação destes para as gerações futuras. Não é possível alcançar um nível satisfatório de sustentabilidade se não tivermos também um mínimo de exercício da cidadania em nosso país. Assim como a Responsabilidade Social Corporativa, o Empreendedorismo Social, a Filantropia, entre tantos outros conceitos, este é apenas mais um que nos faz compreender a amplitude do Desenvolvimento Sustentável.
Acredito que tendo uma postura cidadã em sua comunidade, é possível que as pessoas ao seu redor se motivem a adotar as mesmas posturas que você em prol do bem comum. Com a inserção na comunidade, seguindo a mesma ideia, você pode se tornar um agente e um catalisador de mudanças, promovendo o desenvolvimento social local e articulando parcerias com o Governo, Terceiro Setor e empresas para alcançar os objetivos comuns. Algumas atitudes que podem contribuir com o Desenvolvimento Sustentável através de uma postura cidadã. É bem difícil adotar todas as ações possíveis em nossas vidas, mas se conseguirmos contemplar