aprendendo
'XOFLOHQL * ) 6LOYD
7KLDJR 1XQHV %D]ROL
0HOLVVD )RUPLJKLHUL GH 6RX]D
,1752'8d2
A civilização vivencia tempos de profundo mal estar arraigado pelo descaso com causas sociais e ambientais pelas instituições públicas e privadas, governos e mesmo pelos próprios indivíduos, o que revela o cultivo pela sociedade de valores individualistas e competitivos.
Na visão de Melo Neto e Froes (2001a), balizado na percepção desse mal estar civilizatório, cabe às empresas socialmente responsáveis à assunção do papel de agentes transformadores dessa realidade. Preconiza neste sentido que “as empresas-cidadãs têm um papel a cumprir neste contexto: através de suas ações sociais, resgatam a solidariedade e a sociabilidade perdidas e desprezadas na sociedade e nas comunidades”.
Para melhor compreender o papel das organizações frente às questões sociais e ambientais é necessário compreender, primeiramente, o conceito do desenvolvimento sustentável. Só assim, será evidenciada a necessidade das empresas em comprometerem a gestão com a responsabilidade social.
0(72'2/2*,$
O objetivo geral desta pesquisa é identificar e analisar a empresa a empresa socialmente sustentável considerando o modelo de sustentabilidade social. Para tanto, foram abordadas a evolução dos conceitos de sustentabilidade e suas dimensões; os estágios da responsabilidade social corporativa; o modelo de sustentabilidade social, suas vantagens e indicadores sociais existentes, bem como as diferenças com o modelo de ações empresariais empresariais.
Por meio de uma revisão de literatura baseada em pesquisa bibliográfica e leitura interpretativa foram estudados aspectos pertinentes ao estudo da responsabilidade social corporativa e da sustentabilidade social. Espera-se, com esta pesquisa, fornecer algum subsídio para reflexão da comunidade acadêmica e empresarial sobre a importância da prática de ações socialmente sustentáveis.
1