A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE A PARTIR DE UM ATO DE FALA
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE LETRAS
PROJETO ESPECIAL VI
A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DE TRIBOS AFRICANAS A PARTIR DO ATO DE FALA TIRANDO COMO BASE O LIVRO UMA GOTA DE SANGUE : HISTÓRIA DO PENSAMENTO RACIAL .
FORTALEZA, JUNHO 2013
Governo do Estado do Ceará
Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior
Universidade Estadual do Ceará – UECE
Centro de Humanidades -CH
Curso: Letras
Disciplina: Projeto VI Prof. Ms. Marco Antonio Lima do Bonfim Aluno: Cassio Murilio Alves de Lavor
A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DE TRIBOS AFRICANAS APARTIR DO ATO DE FALA
Fortaleza, junho de 2013
RESUMO.
O presente trabalho tem por finalidade identificar a presença determinante dos atos de fala como forma de criar uma nova identidade sobre um povo através da intervenção militar na África durante a expansão colonial no século XIX . Teve como ideia central o livro “Uma gota de Sangue” de Demétrio Magnon trabalhado à luz da razão dos estudos do filósofo inglês J. L Austin que conceitua o ato performativo como uma expressão da linguagem ao declarar que “falar algo é fazer algo” e que todo falar é uma ação. O trabalho foi baseado nas interpretações que John R. Searle, Derrida (1990) e Butler (1997;1998;1999) fazem dos estudos de atos de fala, mas será preciso entender que um ato de fala ao ser proferido cita e incita condições previas e futuras demarcando, justificando e resignificando a historia de um povo.
PALAVRAS-CHAVE: cultura; performatividade; ato de fala; identidade.
ABSTRACT.
This study aims to identify the decisive presence of speech acts as a way to create a new identity for a people through military intervention in Africa during the colonial expansion in the eighteenth centuries. Had the central idea of the book "A