Suspensao
PRETO
ESCOLA DE MINAS
SUSPENSÃO
ELEMENTOS DE MÁQUINAS I
Ouro Preto
2013
INTRODUÇÃO
Os vagões e carruagens do século XVI tentaram solucionar o problema de sentir as irregularidades do caminho. Surgiu a ideia de se elevar a carruagem em amarras de couro fixadas a quatro colunas do chassi. Na época, ele parecia uma mesa de cabeça para baixo.
Uma vez que a carruagem estava suspensa do chassi, o sistema veio a ser conhecido como
"suspensão" - termo usado até hoje para descrever o conjunto completo de soluções. A suspensão do tipo carruagem levantada não foi um verdadeiro sistema de molas, mas possibilitou que a carruagem e que as rodas se movessem independentemente.
Os projetos de molas do tipo semielípticas, conhecidas também como molas do tipo carroça, rapidamente substituíram a suspensão por amarras de couro. Muito populares em vagões, carroças e carruagens, as molas semielípticas eram usadas frequentemente, tanto no eixo dianteiro, quanto no traseiro. Entretanto, tinham tendência a permitir um balanço para frente e para trás e possuíam um centro de gravidade alto.
Assim que os veículos motorizados tornaram-se frequentes na vida das pessoas, outros sistemas mais eficientes de molas foram sendo desenvolvidos para aumentar o conforto dos passageiros.
Através da história pode-se perceber que se o processo intuitivo utilizado no desenvolvimento de suspensões, e baseado em tentativas e erros pôde atender as demandas de conforto, estabilidade e dirigibilidade até os dias atuais, mas dificilmente poderá responder pelas necessidades dos novos veículos, desenvolvidos em tempos recorde e com critérios de qualidade e desempenho sem precedentes.
OBJETIVO
Relacionar as suspensões ao contexto histórico e ressaltar sua importância no sistema mecânico automotivo, já que pode permitir ou rejeitar faixas de frequências do espectro da excitação do solo.
DESENVOLVIMENTO
A função da suspensão de carro é maximizar o