celula perola de cristo
Vivemos num mundo onde a natureza é profundamente agredida. Diariamente, em nossas casas geramos lixo doméstico para o meio ambiente. O lixo doméstico é caracterizado por restos de alimentos, materiais plásticos, produtos de higiene pessoal, óleo de cozinha, embalagens, folhas de quintal, entre outro. O lixo quando incorretamente retirado das residências contribui com a poluição visual, do solo, da água e do ar e assim atinge os seres humanos com doenças transmitidas por pragas ou animais que se alimentam do lixo, como por exemplo, os insetos que transmitem a malaria, a dengue, febre amarela, e os ratos que são transmissores da leptospirose que pode causar até morte do individuo e causam também entupimento de bueiros, que geram enchentes e alagamento.
Hoje podemos reciclar quase tudo, ficando de fora so alguns produtos por segurança ou dificuldade de manuseio, como as latas de aerossol e as lâmpadas fluorescentes. O ideal é que nós possamos reduzir a quantidade de lixo que produzindo.
O que pode ser feito para diminuir o lixo domestico:
Repensar: nesse caso necessitamos pensar sobre o que consumimos!. Se gastamos além do necessário, estamos gastando tempo, energia e dinheiro. Precisamos rever a ação de jogar fora, pois o lixo não desaparece depois da coleta pelo lixeiro e acaba sendo destinado a aterros.
Reduzir – comprar produtos que durem mais e sejam resistentes, que não precisem ser reposto com frequência e planejar as compras para que não haja desperdícios.
Reutilizar – reaproveitar materiais, criando novas formas de uso, restaurar e concertar assim aumentando a vida útil do produto e doar materiais que possam servir para outra pessoas.
Reciclar - Transformar matérias que não servem em produtos iguais novos.
O que pode ser feito para conscientizar as pessoa com relação a coleta de lixo corretamente: Processo de reciclagem (Lixeiras de coletas seletivas) Conscientização através de pesquisa de campo Palestras