chatlot

4231 palavras 17 páginas
Relação com o Saber, Formação de Professores e Globalização: questões para a educação hoje
Bernard Charlot

O livro apresenta nove textos do autor, pesquisador francês de ciências da educação que vive no Brasil, já publicados em diversos países. Esses textos foram escolhidos por tratarem de temas que parecem fazer sentido no Brasil, além de tratarem de questões relacionadas ao trabalho cotidiano. A primeira parte do livro principia pelas lógicas dos alunos em suas relações com o saber e a escola; a segunda considera o ponto de vista dos educadores; a terceira tem como tema o saber no mundo globalizado. O autor diz que as repetições dos textos, apesar de, em alguns momentos se tornarem um pouco irritantes, têm como objetivo explorar os múltiplos sentidos de suas idéias.

Introdução – Bernard Charlot: Uma relação com o saber A Introdução é uma entrevista realizada com o autor por Jaime Giolo e apresenta, além do currículo do autor e alguns de seus livros, questões sobre algumas das idéias centrais de seus estudos. O pesquisador e escritor da educação Bernard Charlot começou a se tornar conhecido no Brasil nos anos de 1980, com um livro intitulado A mistificação Pedagógica e depois de 2000 retornou com os livros Da relação com o saber e Os jovens e o saber. Atualmente ele mora no Brasil, na cidade de Cuiabá - MT.
Apesar de ser formado em filosofia, ele se considera mais sociólogo que filósofo, e se envolveu com o tema da educação a partir da experiência que teve como professor na universidade de Tunis. Na época, apesar de nunca ter ensinado nem possuir formação em pedagogia, começou a ler livros, explicar para os alunos os conceitos e sugerir que eles trouxessem casos práticos de suas escolas, o que o levou a perceber a enorme defasagem existente entre o discurso teórico e a realidade social. Sobre o tema de seu livro A mistificação pedagógica, livro marxista, ele quer dizer que o discurso pedagógico fala de tudo, menos de uma coisa: que a educação leva a

Relacionados

  • FOUCAULT Michel Org
    100555 palavras | 403 páginas