Suspensão
Uma vez definido o tipo de suspensão a ser utilizado, pode-se então verificar o desenho conceitual do veículo quanto à localização dos elementos da suspensão. Neste desenho conceitual, antes de se iniciar a localização do sistema de suspensão, devem estar presentes o que se deseja em relação ao projeto relativo à localização do motor e dos sistemas de transmissão que serão utilizados e dos locais de passageiros, carga, tanque de combustível e estepe, julgando a prioridade de atendimento a estes itens, bem como quais não serão utilizados no projeto. O ideal é trabalhar nesta parte conceitual de localização de componentes deixando
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0421092/CA
sempre o tanque de combustível como um elemento que pode ter o seu formato alterado a qualquer momento, bem como a sua localização e a do estepe. A partir deste primeiro esboço do veículo será possível separar o espaço disponível para a suspensão e mais tarde realimentar o desenho com informações vindas dos estudos da análise dinâmica.
Além da escolha da suspensão, o projetista deve escolher o posicionamento que será dado à mola e ao amortecedor no sistema de suspensão. São diversas as possibilidades de emprego destes dois componentes. Por exemplo, pode-se variar a quantidade de molas e amortecedores por roda, como é visto nos carros de rally ou usar um conjunto apenas como é visto nos veículos de produção em série urbanos. A mola e o amortecedor também podem trabalhar em conjunto, com o mesmo eixo central e com percursos idênticos, conforme figura 3.01, bem como podem estar separados, trabalhando com percursos distintos, conforme figura 3.02.
Definição da Geometria
62
Figura 3.01 – Conjunto de mola e amortecedor axissimétricos e de percursos idênticos.
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0421092/CA
Os acoplamentos são realizados através de buchas de borracha.
Pode-se então separar a utilização destes componentes por: - um conjunto de mola e