Suscetibilidade a antimicrobianos
Curso de Farmácia
Disciplina: Microbiologia Básica
“SUSCETIBILIDADE DAS BACTÉRIAS AOS ANTIMICROBIANOS”
1. OBJETIVO:
Compreender os princípios do antibiograma, conhecer as indicações do antibiograma, realizar a prova pelo método de difusão e conhecer as diferenças entre a prova por diluição e por difusão.
2. INTRODUÇÃO:
Os antibióticos são substâncias químicas usadas no tratamento de doenças infecciosas (causadas por microrganismos), que se distinguem de outros agentes quimioterapêuticos pelo fato de ocorrerem naturalmente. Duma forma geral, são substâncias químicas sintetizadas por microrganismos ou plantas, letais para outros microrganismos ou com a capacidade de inibir o seu crescimento, sendo eficazes em doses baixas. De entre os agentes quimioterapêuticos, os antibióticos com ação antibacteriana são utilizados no tratamento de doenças infecciosas causadas por bactérias.
A eficácia de um antibiótico na inibição do crescimento de um dado microrganismo pode ser avaliada com base em diferentes métodos, entre eles o método da difusão em Agar, que se baseia na determinação dos halos de inibição do crescimento.
Na classificação da susceptibilidade de bactérias a antibióticos com base no método da difusão, segundo um gradiente de concentração, do antibacteriano que está impregnado em um Agar nutritivo, Agar Mueller-Hinton.
A bactéria semeada não crescerá numa área concêntrica à volta de um disco com antibacteriano, se aí existirem concentrações do antibacteriano iguais ou superiores à concentração inibitória mínima. Haverá um halo de inibição à volta do disco, maior ou menor conforme a sensibilidade da estirpe bacteriana.
Outros fatores podem intervir nas dimensões dos halos de inibição bacteriana:
- Propriedades físico-químicas do antibacteriano: velocidade e taxa de difusão; quantidade de ab.
- Natureza do meio de cultura: composição do meio, pH;