Antibiograma
Departamento de Química – Curso de Bacharelado em Química Tecnológica
Disciplina: Laboratório de Instrumentação em Microbiologia
Relatório de aula pratica
Antibiograma
INTRODUÇÃO:
No século XX na Alemanha, Paul Ehrlich tentava corar bactérias sem que o tecido ao seu redor também se ficasse corado, foi quando especulou sobre uma “bala mágica” que pudesse destruir apenas organismos patogênicos sem danificar os tecidos do hospedeiro, tendo essa idéia como base para a quimioterapia.
Alexander Fleming em 1928 verificou se o crescimento de Staphylococus aurus era inibido na presença de fungo que tinha contaminado a placa de Petri. Mais tarde o componente ativo desse fungo (Penicillium notatum) foi isolado e denominado penicilina. A reação inibitória citada e outras similares são observadas em microbiologia e o mecanismo é conhecido como antibiose.
Existem testes para orientar a quimioterapia parecida com o experimento de Alexander Fleming. O mais usado é o método de disco-difusão, também conhecido como teste Kirby-Bauer, discos de papel filtro impregnados com concentrações conhecidas de agentes quimioterapêuticos são colocados na superfície do Agar sólido que foi inoculado uniformemente com o organismo teste. Os agentes difundem-se dos discos para o meio de cultura formando zonas de inibição, a partir do diâmetro dessa zona comparado com uma tabela padrão para a droga e a concentração, o organismo é identificado como sensível intermediário ou resistente.
Antibiograma e o ensaio que mede a suscebilidade e resistência de uma bactéria a um ou mais agentes antimicrobianos. Seu objetivo é tanto a análise do espectro desensibilidade e resistência a drogas de uma bactéria quanto a determinação da concentração mínima de inibitora. O teste realizado sobre meio de cultura sólido, em placas de Petri,o Agar utilizado é Mueller Hinton é rico em proteínas e caboidratos que fornece o