SUS - Sistema Único de Saúde
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONsiderações finais 7 REFERÊNCIAS bibliográficas 8
1 INTRODUÇÃO Neste trabalho será focado, através da história de construção e elaboração do sistema público de saúde que vivemos no Brasil, fazendo uma análise da proposta paralelamente com a realidade. Diante de pesquisas deparamos com um Sistema muito Complexo e Abrangente, onde todos têm direitos ao Atendimento integral à saúde, tanto em estado de recuperação de doenças, como na promoção de saúde. Já que se entende que saúde não consiste apenas na ausência de doenças, mas em um conjunto de fatores que proporcionem uma qualidade de vida para todo cidadão (ã). Respeitando as diferenças e necessidades de cada um. Portanto, para se falar em saúde temos que pensar:
. Na moradia;
. Nas condições de trabalho;
. Na educação;
. No modo como nos divertimos;
. Na alimentação;
. Na organização dos serviços de saúde;
. Na preservação dos recursos naturais e do meio ambiente - mares, rios, lagos,florestas etc.;
. Na valorização das culturas locais;
. Na participação popular;
. No dever do governo de melhorar as condições de vida do povo.
Talvez este Sistema de Saúde, não sendo executado de forma que inclui todos em seu processo de atendimento, porém com a conscientização e a participação de todos poderemos ter o melhor Sistema Público de Saúde, O SUS determina que a saúde é um direito humano fundamental e é uma conquista do povo brasileiro.
2 DESENVOLVIMENTO
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS
Até uns trinta anos atrás, a idéia de saúde estava associada a ausência de doenças. Depois começou-se a perceber que as doenças estava associadas aos hábitos de vida, aos ambientes em que as pessoas viviam e a comportamentos e respostas dos indivíduos a situações do