Sistema unico de saude (sus)
1 RESUMO 3
2 INTRODUÇÃO 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
4 CONCLUSÃO 8
REFERENCIAS............................................................................................................9
1 RESUMO
O Sistema Público de Saúde teve início a partir de 1988 com a Constituição Federal, e a Lei Orgânica. É financiado pelos governos Federal, Estadual e Municipal, e é regido pela lei 8.080 de 19 de setembro de 1990.
O SUS (Sistema Único de Saúde) é um programa muito bom e necessário, ele é acessível a todos de maneira gratuita, igualitária e universal. O SUS teve um crescente avanço, mas pode ser observado o quanto ainda precisa ser melhorado, pois nem sempre se é cumprido o que é garantido pela Constituição, quando se fala em SUS, a primeira coisa que se é lembrado, são as enormes filas de espera, para consultas, exames, cirurgias, entre outros.
Atender a população faz parte do elenco de políticas sociais necessárias para a construção de uma sociedade democrática e justa, e esta é a missão do SUS.
É dever de o Estado dar condições para que os usuários do Sistema Único de Saúde tenham acesso ao SUS, de maneira a reduzir o risco de doenças e outros agravos, garantido isto com políticas sociais e econômicas.
A superação das desigualdades envolve o acesso a alimentos, medicamentos e serviços que tenham uma qualidade controlada pelo poder público. Os governos devem proporcionar ao usuário do sistema um atendimento digno e igualitário, diminuindo assim as desigualdades, ou seja, investindo mais onde a carência é maior oferecendo a quem mais precisa, e diminuindo as desigualdades existentes entre os usuários do sistema.
Apesar de todos os problemas o SUS é um movimento de inclusão social, já que busca sanar os problemas com a saúde da população independente de cor, raça ou etnia; por causa da burocracia, é que ainda são lentos os seus serviços; o fato é que o SUS é um excelente programa nacional, invejado por muitos países.
2