Surrealismo
Nosso trabalho com tema Surrealismo irá abordar sobre as diversas áreas invadidas por essa escola. Tais como nas artes plásticas, pintura, literatura, cinema e arquitetura.
Apresentaremos os principais artistas, divulgando um pouco de suas vidas e suas obras. Procuraremos percorrer também desde o Surrealismo do século XIX até a contemporaneidade, onde ele ainda é expressado de maneira significativa, tanto nas artes plásticas quanto no cinema, entre outros.
Enfim, Como dizia André Breton “A mente que mergulha no surrealismo revive, com exaltação, a melhor parte de sua infância” E assim vamos tentar reviver o surrealismo por um breve momento apresentando este trabalho.
1- SURREALISMO
1.1 História do Surrealismo
O Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido primeiramente em Paris dos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reúne artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo ganhando dimensão internacional. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939), que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano, mas também pelo Marxismo.
De acordo com Freud, o homem deve libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar vazão aos sonhos e as informações do inconsciente. O pai da psicanálise, não segue os valores sociais da burguesia como, por exemplo, o status, a família e a pátria.
Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo
A palavra surrealismo, “o que está acima do realismo", supõe-se ter sido criada em 1917 pelo poeta Guillaume Apollinaire (1886-1918), jovem artista ligado ao Cubismo, e autor da peça teatral As Mamas de Tirésias (1917), considerada uma precursora do movimento.
Um dos principais manifestos do movimento é o Manifesto Surrealista de (1924)
feito