sintese do alumen
Alúmens são compostos iônicos que cristalizam a partir de soluções que contem o íon sulfato, um cátion trivalente, normalmente Al3+, Cr3+ ou Fe3+, e um cátion monovalente, geralmente K+, Na+ ou NH4 +. O alúmen de alumínio e potássio é utilizado como “mordente” em tinturaria, na indústria de beneficiamento do couro, aglomerante para gesso, cosméticos, etc. O Sulfato duplo de alumínio e potássio, KAl (SO4)212H2O, é considerado um sal duplo e encontra-se disponível na natureza na forma do mineral denominado Calinita. Por outro lado, podemos obter o mesmo composto na forma de cristais, quando se misturam duas soluções aquosas, quentes, de sulfato de alumínio (Al2 (SO4)3) e de sulfato de potássio (K2SO4) e resfria-se a solução resultante.
Devemos distinguir entre um sal duplo e um íon complexo, que são espécies estudadas em Química Inorgânica. Por exemplo, utilizando KAl (SO4)2.12H2O, podemos demonstrar, através de análises, que ao ser dissolvido em água o sal duplo libera os seus constituintes (K+ (aq), Al3+ (aq) e SO42-(aq)), enquanto que um íon complexo ([Cu (NH3)4]2+ (aq) na reação a seguir) mantém sua identidade química em solução: KAl (SO4)2*12H2O + água -> solução com íons K+ (aq), Al3+ (aq) e SO42-(aq) [Cu (NH3)4]SO4 + água -> solução com íons [Cu (NH3)4]2+ (aq) + SO42-(aq).
O alúmen de potássio é muito utilizado na tintura de tecidos, purificação de águas, clarificação de açúcar, sua aplicação básica é a ação de impermeabilização. Utilizado nas Indústrias Químicas, Alimentícias, Farmacêuticas, Tintas, etc. Alguns sinônimos: Pedra Ume; Sulfato duplo de Alumínio e Potássio. É também hipoalergênico e não colorante.
2 - OBJETIVO
O objetivo do experimento é a produção de alúmen a partir dos íons de alumínio [cátion trivalente] e de potássio [cátion monovalente].
3 – Experimental
3.1 – Materiais e equipamentos
X Pedaços de alumínio
01 Balança analítica
03 Béquer de 250 mL
Hidróxido de potássio 50 ml molL-1
01