Síntese do Alúmen
Alúmens são compostos iônicos que cristalizam a partir de soluções que contem o íon sulfato, um cátion trivalente, normalmente Al3+, Cr3+ ou Fe3+, e um cátion monovalente, geralmente K+, Na+ ou NH4 +. O alúmen de alumínio e potássio é utilizado como “mordente” em tinturaria, na indústria de beneficiamento do couro, aglomerante para gesso, cosméticos, etc. O Sulfato duplo de alumínio e potássio, KAl(SO4)212H2O, é considerado um sal duplo e encontra-se disponível na natureza na forma do mineral denominado Calinita. Por outro lado, podemos obter o mesmo composto na forma de cristais, quando se misturam duas soluções aquosas, quentes, de sulfato de alumínio (Al2 (SO4)3) e de sulfato de potássio (K2SO4) e resfria-se a solução resultante.
O alúmen de potássio é muito utilizado na tintura de tecidos, purificação de águas, clarificação de açúcar, sua aplicação básica é a ação de impermeabilização. Utilizado nas Indústrias Químicas, Coutumes, Alimentícias, Farmacêuticas, Tintas, etc. Alguns sinônimos: Pedra Ume; Sulfato duplo de Alumínio e Potássio. É também hipoalergênico e não colorante.
2- Objetivo
O objetivo do experimento é a produção de alúmen a partir dos íons de alumínio [cátion trivalente] e de potássio [cátion monovalente].
3- Materiais e Equipamentos
1. Pedaços de alumínio
2. Balança analítica
3. Béquer de 150 mL
4. Hidróxido de potássio
5. Placa aquecedora
6. Água destilada
7. Filtro de papel
8. Papel de filtro
9. Banho de gelo
10. Tubo de ensaio
11. Ácido sulfúrico
12. Béquer de 600 mL
13. Termômetro
14. Palha de aço
15. – Bastão de vidro
16. Metanol
17. Bicarbonato de sódio
4- Procedimento Experimental
a) Utilizando uma lata de alumínio, de refrigerante ou cerveja, previamente limpa de modo a se remover (com palha de aço) toda a tinta da parte externa da lata e o verniz interno, corte-a de modo a obter um retângulo com aproximadamente 5 x 5 cm.
b) Recorte esse pedaço de alumínio em pequenas partes (0,5x 0,5 cm) para