Surgimento do serviço social na américa latina
Desde o surgimento do Serviço Social, sua história tem sido alvo de muitos questionamento, surgindo inúmeras versões a respeito da sua legitimidade. Muitas foram as influências políticas, sociais e religiosas e econômicas, que fizeram com que ocorressem transformações. Inicialmente, o Serviço Social se apresenta envolvido com os interesses da classe dominante mas também está sujeito á classe subalterna sendo o mediador entre ambas as classes.
Muito, antes de encontrar espaço universitário, o Serviço Social tinha uma prática configurada, que implementava mediantes seus componentes principais: um conjunto de objetos tácticos ou explícitos, setores para os quais os profissionais dirigiam a sua atividade e agentes concretos de exercitá-lo.(Castro,ed.12,pg45).
A classe operaria apresentava novas exigências sociais, que se tentou responder pelo mecanismo distintos. Entretanto as classes dominantes procuravam direcionar as lutas populares, enquadrando-as no âmbito da legislação burguesa, cuja tramitação e controle cabem ao Estado, isto é o Estado “mandava” o assistente social fazer a intermediação com a classe operária.
As organizações operárias queriam reduzir sua jornada de trabalho, portanto, impõe –se a necessidade de o capital articular mecanismos preventivos e de manipulação que, sob a forma de cuidados ás necessidades dos trabalhadores, facilitam as condições para a sua reprodução. Entretanto este mediador faz a intervenção que propiciam a