Resumo Critico
Bacharelado Serviço Social
Disciplina: FHTM1 Turma: 011SES2AM
Docente: Verônica Mello Data: 29/08/2014
Discente: Thaís Nogueira dos Santos
Resumo Critico
Manrique Castro, Manuel. Emergência do Serviço Social: Condições Históricas e Estímulos. In: Manrique Castro, Manuel; tradução de José Paulo Netto e Balkys Villalobos. História do Serviço Social na América Latina - 12º ed. –São Paulo: Cortez, 2011. p. 27-43.
O texto tem por objetivo demonstrar como surgiu o Serviço Social na América Latina, através de uma breve discussão sobre colocações feitas por alguns teóricos em relação ao surgimento da profissão. Para isso, o autor cita dois autores que tem suas idéias amplamente difundidas no Serviço Social.
De acordo com o autor, muitos dos textos que abordam a origem do Serviço Social na América Latina tratam a profissão como uma mera extensão dos desenvolvimentos alcançados na Europa. Para ilustrar sua afirmação, o mesmo cita dois textos conhecidos sobre a história do Serviço Social. Segundo o texto de Ander Egg, o ano de 1995 foi considerado o ano de nascimento da profissão na América Latina, pois, foi nesta data histórica que se criou a primeira escola com este tipo de especialidade. Ander Egg ainda afirma que o Serviço Social latino-americano teve grande influência externa, sendo assim, um simples reflexo do que foi no continente europeu. O texto de Barreix - dando continuidade no que foi expresso por Ander Egg - explica o mesmo processo dando ênfase no fato de que a primeira escola do Serviço Social teria sido criada por um médico. Por este motivo, o Serviço Social na América Latina surgiu como subprofissão, subordinada primeiramente pela profissão médica e em seguida por outras profissões. Estes dois autores diferenciam o surgimento da profissão a caracterizando por fases: a Assistência Social, o Serviço Social e o Trabalho Social.
Os teóricos