Avaliacao de desmpenho
CARACTERIZAÇÃO:
Compreende o período de adaptação do funcionário ao cargo e ajustamento às normas e procedimentos da empresa.
O processo envolve a efetiva participação da chefia imediata do funcionário, desde a assistência constante a esse, até a decisão sobre sua situação na empresa.
Dentro desse período, enquadram-se os funcionários recém-admitidos, promovidos ou remanejados.
Os aspectos técnicos desse trabalho envolvem basicamente: * avaliação de desempenho pelo supervisor imediato do funcionário; * análise da avaliação pelo setor responsável pelo acompanhamento de Pessoal, e * entrevistas de analistas do acompanhamento de pessoal com o avaliador e/ou funcionário, no caso de detecção de problemas. OBJETIVOS:
O processo de avaliação, quer realizado pelo setor específico ou pela própria área, pressupõe um trabalho de apreciação constante sobre o comportamento dos indivíduos e das situações apresentadas na organização.
Quando aplicada dentro de um sistema normatizado, a "avaliação de desempenho" permite-nos: * padronizar formas de avaliação para toda organização; * auxiliar a chefia na consideração de desempenho de seus subordinados; * identificar a adaptação do funcionário à empresa e ao cargo; * proporcionar "feed-back" aos funcionários sobre seu desempenho; * diagnosticar necessidades de mudança; * detectar formas alternativas para correção de falhas, e * avaliar métodos seletivos adotados. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
O primeiro instrumento utilizado é o impresso "Avaliação de Desempenho", que na prática será preenchido pelo superior imediato, junto com a avaliação, discutindo os fatores que estão sendo pontuados.
Inclui dados mensuráveis e esclarecimentos sobre o desempenho do funcionário, como resultante de seu comportamento.
São vários os fatores de comportamento e desempenho que utilizados pelas empresas, atendendo o contexto de cada organização, por exemplo: * Operacional: