Estatistica
Os indicadores sociais são recursos utilizados para designar os países como sendo: Ricos, em Desenvolvimento ou Pobres (subdesenvolvidos). Com isso, organismos internacionais analisam os países segundo a: Expectativa de vida (É a média de anos de vida de uma pessoa em determinado país); Taxa de mortalidade (Corresponde ao número de pessoas que morreram durante o ano); Taxa de mortalidade infantil (Corresponde ao número de crianças que morrem antes de completar 1 ano); Taxa de analfabetismo (Corresponde ao percentual de pessoas que não sabem ler e nem escrever); Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na paridade de poder de compra dos habitantes; Saúde (Refere-se à qualidade da saúde da população); Alimentação (Refere-se à alimentação mínima que uma pessoa necessita, cerca de 2.500 calorias, e se essa alimentação é balanceada); Condições médico-sanitárias (Acesso a esgoto, água tratada, pavimentação etc.) ; Qualidade de vida e acesso ao consumo (Correspondem ao número de carros, de computadores, televisores, celulares, acesso à internet entre outros). Alguns serão descritos na seguinte pesquisa.
1.INTRODUÇÃO
Um indicador social é determinado como uma medida quantitativa que possui um significado social subjetivo tendo o papel de substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social de interesse teórico. É um recurso metodológico, empiricamente referido, que informa algo sobre um aspecto da realidade social ou sobre mudanças que estão se processando na mesma.
Os indicadores sociais são fatores que a princípio estão ligados às questões socioeconômicas. O surgimento dos indicadores sociais da saúde apareceu de observações quantitativas que dizem respeito aos aspectos da vida social na qual a interesse bem como as mudanças ocorridas na mesma (HACIA, 1975, p.30). No seu primórdio os indicadores surgiram com objetivo de fornecer elementos para que fosse possível a elaboração e o acompanhamento do planejamento