surgimento da fisioterapia
Antiguidade:
Na Antigüidade havia uma forte preocupação com as pessoas que apresentavam as chamadas “diferenças incomodas"; Havia uma preocupação em eliminar essas "diferenças incomodas" através de recursos, técnicas, instrumentos e procedimentos.
Existem descrições desde as primeiras civilizações sobre a utilização de recursos naturais, uso da argila contribuía para o tratamento e a recuperação de afecções variadas provenientes de situações diversas como das batalhas e lesões adquiridas quando saiam em busca de alimentos. O recurso físico usado era o peixe elétrico para o tratamento de certas doenças, assim foi à evolução das ciências da saúde sempre ligada a fatos históricos envolvendo a humanidade.
Existem relatos de que Galeano, filosofo e medico desenvolveu uma ginástica planificada de tronco e pulmões, no mesmo tempo em que o imperador Hoong-Ti desenvolvia exercícios para a desobstrução de órgãos.
Idade Média
Na idade média, foi um período onde ocorreu uma interrupção no avanço dos estudos e da atuação na área da Saúde. O corpo humano passou, nesta época, em decorrência de influência religiosa, a ser considerado algo inferior. Nesse período predominou uma organização providencial, uma ordem social estabelecida e pautada no plano divino, o corpo passou a ser considerado como plano secundário, as leis religiosas passaram a ser inimigas do corpo, o culto a alma passou a ter grande valorização, os hospitais da época passaram a ter caráter eclesiásticos, com espaços internos reservados para a construção de capelas.
Renascimento
Neste período houve a retomada dos estudos em todos os setores, surgem os princípios básicos de exercícios para indivíduos enfermos, de exercícios individuais para pessoas convalescentes e de exercícios para pessoas com ocupações sedentárias, nessa época nasce às idéias de prevenção primaria em saúde. Nesse período, surgem especializações e o primeiro