surgimento da fisioterapia
Com a vinda da família real para o Brasil, Napoleão Bonaparte acabou por contribuir indiretamente com o desenvolvimento dos primeiros serviços organizados de fisioterapia no Brasil.
Ao invadir Portugal e fazer com que a família real portuguesa desembarcasse no país em 1808, as primeiras escolas de ensino médico destacaram-se na cidade do Rio de Janeiro no século XIX.
Os recursos fisioterápicos já faziam parte da Terapêutica Médica no ano de 1879 e 1883. Quando surgem os serviços de eletricidade médica e hidroterapia no Rio de Janeiro, fundada pelo Médico Artur Silva existente até os dias de hoje como “Casas das Duchas”.
Em São Paulo no ano de 1919 o Médico Raphael Penteado de Barros fundador do departamento de eletricidade médica, hoje considerada USP e dez anos após no ano de 1929, o medico Waldo Rollim de Moraes da inicio aos serviços de fisioterapia do “Instituto do Radium Arnaldo Vieira de Carvalho”.
No Rio de Janeiro e em São Paulo na década de 30 eram oferecidos os serviços de fisioterapia idealizados por médicos que prezavam a reabilitação dos seus pacientes para voltarem a viver em sociedade, iguais ou parciais as funções anteriores ao agravo da saúde, devido a está mudança levou estes médicos a serem chamados de Médicos de Reabilitação.
Com o envolvimento direto do Brasil na Segunda Guerra Mundial, houve o desenvolvimento da fisioterapia. Como prática recuperadora das sequelas físicas e