A POLITICA CULTURAL DA SECRETARIA DA CULTURA PARA OS AFRO
No dia 26. 09.2014 , realizamos uma entrevista com o Senhor Eury Salles Farias , 60 anos, secretario de cultura. 1.Quais os projetos para os afrodescendentes no Amapá?
Nos temos vários projeto que estão sendo desenvolvidos , alguns são projetos fixos como a Semana da Consciência Negra no Amapá, Encontro dos Tambores , festas tradicionais ,Festa de São Tiago, ajuda aos terreiros para suas festas ,Festas juninas, Festa dos santos no interior no meio rural, ciclo do Marabaixo, Festa do Espirito Santo e da trindade ,Festa no Curiaú , calendário das festas tradicionais etc.
2.Quais os investimentos em termos de percentuais ou valores ?
Temos para investir este ano segundo o orçamento aprovado pela assembleia e Governo do Estado R$ 15 milhões . Embora precisamos de muitos mais pois a demanda é grande .
3. Quais as politicas afirmativas para os afro descendentes do Amapá?
Foi aprovado na Assembleia Legislativa uma lei que falta ser regulamentar pelo governo do Estado . Além desta lei , procuramos ajudar na implementação de projetos que levam a fortalecer a identidade dos afro descendentes como o projeto “Terreiro Empreender” que tem como objetivo tornar o Pai de Santo mais eficientes nas suas atividade religiosa em conseguir renda que possa garantir uma vida digna e a reprodução da cultura religiosa para os seus descentes .Existe outra secretaria que também cuida dos afrodescendentes que foi criada pelo governo somente atender esta etnia no estado do Amapá, que é a Secretaria dos Afro descentes, que também possui politicas afirmativas para este grupo.
4.Quais os grupos de Marabaixo que são beneficiados pela ajuda financeiro da Secretaria ?
Existe um calendário que é chamado de ciclo do Marabaixo , onde nós patrocinamos que são : O grupo do Pavão, Julião Ramos, da tia Natalina, Tia Dica dos Congós , do Mestre Jacundá .São Apenas