Projeto descentralizado sobre a cultura afro brasileira
- A cultura afro está inserida implicitamente na comunidade escolar, a qual por diversos motivos não conseguem perceber essa presença marcante na consolidação da sociedade saltopiraporense e brasileira.
- Realizar um estudo sobre a cultura afro, o qual possa desencadear um processo de respeito e valorização na comunidade escolar e uma conscientização que a sociedade é constituída pelas diferenças culturais, étnicas, religiosas, sociais, políticas e econômicas.
- Uma aproximação entre a realidade social e cultural local e os conteúdos propostos pelo Currículo de Ciências Humanas e suas tecnologias da SEESP.
Objetivos: (Relacionar concretamente o que se pretende com vistas à justificativa proposta)
- Baseando-se nos princípios curriculares de: “Construir identidade, agir com autonomia em relação ao outro, bem como incorporar a diversidade, são as bases para a construção de valores de pertencimento e de responsabilidade, essenciais para a inserção cidadã nas dimensões sociais e produtivas; (...) E orientar o conteúdo e o sentido da escola são elementos relevantes da complexidade da vida cultural em suas dimensões sociais, econômicas e políticas” (São Paulo, Currículo CHT, p.10). Faz-se a necessário selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representadas de diferentes formas, para formar uma conscientização de fatores étnicos culturais, rompendo paradigmas impostos pelos diferentes meios de convivência.
- Direcionar uma melhor compreensão entre reconhecer, apreender, partilhar as áreas de conhecimento, um conjunto de conceitos, posturas, condutas, valores. Buscando nesses referenciais a valorização do trabalho interdisciplinar, privilegiando assim o trabalho coletivo na escola dentro de um envolvimento de professores e alunos.
- Levar os alunos à compreensão da “cidadania como participação social e política. A partir dessa compreensão, espera-se despertar a consciência em