alemanha
Em 1990, depois de longo período de divisão, a Alemanha recuperou a unidade com a reintegração da República Democrática Alemã (RDA ou Alemanha oriental), constituída após a segunda guerra mundial, à República Federal da Alemanha (RFA ou Alemanha ocidental). Desse modo, o novo estado alemão reafirmava sua posição de grande potência demográfica e econômica no centro da Europa.
A República Federal da Alemanha (o país reunificado conservou essa denominação) ocupa uma superfície de 357.050km2, incluindo o território da antiga Alemanha oriental. Limita-se ao norte com a Dinamarca e os mares do Norte e Báltico; a leste com a Polônia, pela linha fluvial do Oder e do Neisse; a sudeste com a República Tcheca; ao sul com a Áustria e a Suíça; e a oeste com a França, Luxemburgo, a Bélgica e os Países Baixos. O país se compõe de 16 estados federados autônomos denominados Länder (no singular, Land).
Geografia física
Geologia e relevo. Do ponto de vista do relevo, o território alemão faz parte de um conjunto mais amplo que se estende por toda a área centro-européia. De fato, não existem fronteiras naturais bem diferenciadas com os países vizinhos, a não ser na parte meridional. São três as regiões naturais em que se divide o território: a planície setentrional, a região dos maciços centrais e a área alpina.
Planície setentrional. A região norte, parte da planície setentrional européia, compreende os Länder de Schleswig-Holstein, Mecklenburgo e Baixa Saxônia; os pequenos estados de Bremen e Hamburgo; a parte norte-ocidental da Renânia do Norte-Vestfália; e a parte setentrional da Saxônia-Anhalt e Brandenburgo. Essa planície se formou em decorrência da erosão e da sedimentação derivadas das glaciações quaternárias. De grande importância agrícola e mineira (especialmente por seu gás natural), essa região caracteriza-se por acidentes que rompem a monotonia da planície.
Os cursos dos rios Weser, Aller, Elba, Havel, Spree e Oder seguem parcialmente o leito de antigos