Tipos de fundações
Tecnologia de Construção
Tipos de Fundação
Niterói/RJ
2013
Introdução
A construção de uma edificação começa pela sondagem do terreno sobre o qual ela será erguida. A sondagem, uma espécie de radiografia do terreno, identifica as camadas do solo e sua resistência, além de detectar a presença do lençol freático (água), informações fundamentais para que o calculista projete adequadamente as fundações. A fundação é um termo utilizado na engenharia para designar as estruturas responsáveis por transmitir as solicitações das construções ao solo,é a parte da construção que suporta o peso e mantem fixo e nivelado o predio no terreno.Chama-se fundação a parte de uma estrutura que transmite ao terreno subjacente a carga da obra. Em geral, são utilizadas várias fundações seguidas para esse fim. Existem diversos tipos de fundação e são projetadas levando em consideração a carga que recebem e o tipo de solo onde vão ser construídas.
Tipos de fundações
INFRA-ESTRUTURA
É a conhecida fundação, responsável por suportar o peso da edificação, devendo ser assentada em solo firme, que é previamente determinado pelo serviço de sondagem. As fundações se dividem, Diretas (Rasas e Profundas) e Indiretas (Estacas).
A fundação direta é assentada nas primeiras camadas do solo (em média até 3m), e a fundação profunda nas camadas mais profundas do solo, em virtude da resistência só ser alcançada em camadas de 10m ou mais. Para a escolha do tipo de fundação interessa, portanto, saber:
• Natureza e características do solo no local da obra;
• Disposição, grandeza e natureza das cargas a serem transferidas ao subsolo;
• Limitações dos tipos de fundações existentes no mercado e as restrições técnicas impostas a cada tipo de fundação;
• Fundações e condições técnicas dos edifícios vizinhos;
• Orçamento completo (material, mão-de-obra, transporte etc.) das