TIPOS DE FUNDAÇÕES
Ellen Hoffman
Gabriela Viana
Engenharia Civil – 7º período B
Conceitos básicos
Fundações de Construção Civil são estruturas realizadas em obras com a finalidade de transmitir as cargas de uma edificação para uma camada resistente do solo. São essenciais no processo de construção de uma edificação, que começa pela sondagem do terreno que ela será erguida. Existem diversos tipos de fundação e são projetadas levando em consideração a carga que recebem e o tipo de solo onde vão ser construídas. É preciso analisar todos os critérios técnicos que condicionam a escolha de um tipo ou outro de Fundações de Construção Civil.
“Todas as estruturas de engenharia têm de ser suportadas, de alguma maneira, pelos materiais que formam a parte superior da crosta terrestre. Existe, portanto, uma conexão inevitável entre as condições geológicas e o projeto de fundações” (Ladget, 1962)
Tipos de fundações
Se classificam em diretas (superficiais ou rasas) e indiretas (profundas), de acordo com a forma de transferência de cargas da estrutura para o solo onde ela se apóia.
Fundações diretas rasas
Fundações diretas rasas
Sapatas
Corrida
Isolada
Blocos
Radier
Artificial
Sapata corrida: Executadas em terreno de grande resistência, para pequenas construções, abaixo e ao longo das paredes com função estrutural. Tornam-se econômicas quanto às fôrmas, são contínuas ou até desnecessárias, concretando-se diretamente nas cavas.
Se o terreno for inclinado, as sapatas não poderão seguir a inclinação do terreno, deverão ser escalonadas em degraus, em nível, para que as cargas sejam transmitidas sempre para o plano horizontal. Aconselhável para profundidades maiores do que 1,0 m, torna-se mais adequado e econômico o uso do concreto armado.
Sapata isolada: Usadas também em terrenos que apresentam uma boa taxa de trabalho e quando a carga a ser distribuída é relativamente pequena. Em geral são feitas em forma de tronco de