TIPOS DE FUNDAÇÕES
TIPOS DE FUNDAÇÃO, COMPACTAÇÃO E ADENSAMENTO DO SOLO
TIPOS DE FUNDAÇÕES
As fundações se classificam em diretas e indiretas, de acordo com a forma de transferência de cargas da estrutura para o solo onde ela se apoia.
Fundações diretas são aquelas que transferem as cargas para camadas de solo capazes de suportá-las sem deformar-se exageradamente. As fundações diretas podem ser subdivididas em rasas e profundas.
A fundação rasa se caracteriza quando a camada de suporte está próxima à superfície do solo (profundidade até 2,5 m, ou quando a cota de apoio é inferior à largura do elemento da fundação. A fundação é considerada profunda se suas dimensões ultrapassam todos os limites acima mencionados.
Fundações indiretas são aquelas que transferem as cargas por efeito de atrito lateral do elemento com o solo e por efeito de ponta. As fundações indiretas são todas profundas, devido às dimensões das peças estruturais.
Fundações diretas rasas: blocos e alicerces, sapatas corrida, isolada, associada, alavancada, radiers.
Fundações diretas profundas: tubulões a céu aberto ar comprimido.
Fundações indiretas: brocas, estacas de madeira, estacas de aço, estacas de concreto pré-moldadas, estacas de concreto moldadas in loco, Strauss, Franki, Raiz, Barrete, Estacão
Blocos e Alicerces
Utilizado quando há atuação de pequenas cargas, como por exemplo um sobrado.
Sapatas
Ao contrário dos blocos, as sapatas não trabalham apenas à compressão simples, mas também à flexão, devendo neste caso serem executadas incluindo material resistente à tração
Sapatas isoladas
São aquelas que transmitem para o solo, através de sua base, a carga de uma coluna (pilar) ou um conjunto de colunas
Sapatas corridas
São elementos contínuos que acompanham a linha das paredes, as quais lhes transmitem a carga por metro linear.
Sapatas associadas
Um projeto econômico deve ser feito com