Surgimento da Educação Infantil
Área de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde
CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA (Licenciatura e Bacharelado)
RIO DO SUL-SC
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO INFANTIL E MOVIMENTO
PROFESSOR: ROBERTO MAFLI
SEMESTRE/ANO: 12014 FASE: 5ª
Surgimento da Educação Infantil
No início do século XVII surgem as primeiras preocupações com a educação de crianças pequenas. Isso porque era possível perceber, neste momento, que as sociedades, principalmente as burguesas, já valorizava a criança no seio da família.
A sociedade moderna vinha impondo novas formas de relação na sua organização, o que significava transformações nos mais diversos setores da vida social.
A educação institucional passa a valorizar o conhecimento científico, tendo em vista a necessidade de compreensão e apropriação do homem pela natureza, para que pudesse alcançar condições necessárias como garantia para maior estabilidade social. Em 1840, o pedagogo alemão Fröebel inova a educação de crianças pequenas com a criação dos Kindergarten Beschäftigungs-Anstalt. (ocupação pré-escolar).
Fröebel acreditava que o trabalho educativo com as crianças pequenas deveria acontecer em um ambiente próprio, com materiais apropriados, a partir de jogos e do uso de brinquedos e brincadeiras, que para o autor, eram atividades naturais das crianças. O final do século XIX e o início do século XX, a educação começa a ter influência da psicologização, através do pensamento de filósofos e pensadores da educação, psicólogos e educadores envolvidos no movimento da Escola Nova. O movimento da ESCOLA NOVA concebia a criança como um ser ativo, capaz de pensar, de experimentar, de tirar conclusões e participar das atividades educativas de forma mais dinâmica de como era proposto nas escolas tradicionais da época.
Surgimento da Infância no Brasil
No Brasil, os diferentes tipos de infância podem se tornar visíveis, a partir da análise das relações de poder, das diferenças