AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
EPÍGRAFE
“O crescimento profissional do professor depende de sua habilidade em garantir evidências de avaliação, informações e materiais, a fim de constantemente melhorar seu ensino e a aprendizagem do aluno. Ainda, a avaliação pode servir como meio de controle de qualidade, para assegurar que cada ciclo novo de ensino-aprendizagem alcance resultados tão bons ou melhores que os anteriores.” (Bloom, Hasting, Madaus)
RESUMO
O objetivo desse trabalho é auxiliar professores de creches e de Educação Infantil a avaliar seus alunos através da observação e portfólio com registros do rendimento escolar de zero a cinco anos.
Para tanto, haverá um breve histórico do surgimento da Educação Infantil no Brasil, uma vez que o que temos hoje foi uma construção histórica e social, a questão do binômio estruturante do cuidar e educar no âmbito escolar e as avaliações, buscando as bases teóricas que norteiam a ação dos registros nas classes de Educação Infantil ressaltando a importância do psicopedagogo na escola, pois trata-se de uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana, sendo o seu objeto de estudo o ser em processo de construção e reconstrução do conhecimento.
PALAVRAS CHAVE: Educação Infantil, Cuidar e Educar, Registros, Avaliação na Educação Infantil, instituição escolar e psicopedagogo.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..................................................................................................................9
CAPÍTULO I - O SURGIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL.....................11
CAPÍTULO II - CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL...................................14
CAPÍTULO III - A AVALIAÇÃO .......................................................................................16
CAPÍTULO IV - A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO