educação
Por esta razão, cada criança deve ser analisada não pela sua natureza infantil e sim pelas relações sociais em que estava inserida. Essa ideia veio a partir de mudanças ocorridas por conta dos diversos avanços econômicos, políticos e da estrutura social, onde podemos observar em diversos lugares que nem sempre a sociedade esteve em contato com a escola.
Foi observada, no início dessa evolução da educação, a invenção da imprensa, pois foi a partir de então que começaram a valorização da educação infantil através das igrejas, que por sua vez, privilegiava somente algumas classes sociais. Essa evolução também se deu por conta do industrialismo que necessitava de certo grau de conhecimentos para garantir uma boa mão-de-obra, e assim, alavancar a economia.
O surgimento da educação infantil se deu através de diversas ideias que norteavam essa educação. Contribuindo com o desvendamento da natureza infantil, diversos pesquisadores, vieram contribuir no entendimento de como a criança poderia vivenciar uma educação prazerosa e que fosse de acordo com a sua faixa etária de idade e concepção de mundo.
Com isso, houve uma reforma na forma de educar, com novas metodologias que fossem realmente conduzir a criança durante a formação e prepará-la para a sociedade em que estivesse inserida.
Após o surgimento das escolas, a ideia se estendeu à criação de creches, onde se associava o convívio do lar com cuidados maternos. Assim, a criança teria uma convivência com um mundo diferente daquele