Surgimento da creche no Brasil
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOCENTE: MABEL STROBEL
ACADÊMICAS: ELISÂNGELA SANTOS
KENYA REGINA O. DE MORAES
ODINELME CRISTINA DE MORAES
REGINA MOTA
SURGIMENTO DA CRECHE NO BRASIL
VÁRZEA GRANDE - MT
2013
SURGIMENTO DA CRECHE NO BRASIL
INTRODUÇÃO
Para entendermos a instituição creche, como ela se apresenta hoje é fundamental analisar sua história e as configurações que adquiriu em seu percurso, desde o seu surgimento, até o momento em que passa a ter caráter educativo, preocupado em desenvolver propostas e ações que contribuam para o desenvolvimento integral da criança pequena. Com o processo de industrialização, as creches passaram a apresentar também características de uma instituição destinada a permitir a utilização da força de trabalho feminina. A Creche foi umas das instituições criadas, na busca constante de amenizar, mesmo de forma paliativa, as necessidades que o próprio sistema capitalista produziu, mantendo certo equilíbrio social e, ao mesmo tempo, revertendo aos seus interesses econômicos.
DESENVOLVIMENTO
A creche é um termo francês crèche equivale a manjedoura, presépio, foi uma das designações usadas para referir-se ao atendimento de guarda e educação fora da família a crianças pequenas.
Século XVIII, no contexto da Revolução Industrial, registra-se as primeiras iniciativas de atendimento à infância, em instituições de caráter filantrópico, arranjos alternativos foram sendo culturalmente construídos ao longo da história. A responsabilidade por esse atendimento ficava a cargo de entidades religiosas. As idéias de abandono, pobreza, favor e caridade impregnam, assim, as formas precárias de atendimento nesse período.
A creche no Brasil surge acompanhando a “estruturação do capitalismo, a crescente urbanização e a necessidade de reprodução da força de trabalho”, ia