EUA x Iraque
No século XX, vários conflitos aconteceram, vários governos se esfacelaram e outros começaram. No início do século XXI, outra ameaça de guerra assolou o mundo: Estados Unidos X Iraque. O que levou essas duas nações ao conflito? Muitos analistas dizem que os Estados Unidos necessitavam movimentar sua economia após as sucessivas crises. Assim, a indústria bélica seria mais uma vez a redentora econômica?
Após os ataques terroristas aos Estados Unidos, no dia 11 de setembro de 2001, os norte-americanos invadiram o Afeganistão, procurando o líder dos ataques, o terrorista Osama Bin Laden. O Iraque foi acusado de colaborar com o terrorismo, e o ditador iraquiano Saddam Hussein se tornou o novo alvo dos estadunidenses.
Georg W. Bush X Saddam Hussein: Guerra do Iraque em 2003.
O Iraque, acusado pelos Estados Unidos de fabricar armas de destruição em massa (nucleares, químicas e biológicas), teve seu território invadido pelas forças de coalizão em 2003 (EUA, França, Inglaterra), mesmo após uma comissão da ONU (Organização das Nações Unidas) ter ido ao Iraque e não ter encontrado nenhuma espécie de armamento de destruição em massa (conforme o relatório da comissão).
O governo do ditador iraquiano Saddam Hussein chegou ao fim após a derrota das suas tropas. No ano de 2006, Saddam foi julgado por um tribunal e condenado à morte. A motivação bélica norte-americana de atacar o Iraque no ano de 2003, segundo alguns especialistas, aconteceu para movimentar a crise econômica norte-americana (indústria bélica) e para o efetivo controle dos Estados Unidos das produções de petróleo no Iraque.
Por
Leandro Carvalho
Mestre em História http://www.brasilescola.com/historiag/iraque-estados-unidos.htm Coleções » Iraque
Desde 1980, o Iraque se envolveu em três guerras num intervalo de apenas um quarto de século. Bombas endereçadas por três nações diferentes (Irã, Israel e Estados Unidos) atingiram seu território. Os motivos de cada