Guerras do golfo
É denominado Golfo Pérsico a extensão do mar Arábico que faz parte da área conhecida como Oriente Médio. Na região do Golfo Pérsico estão localizados os litorais de Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos e Omã.
Quando falamos em Golfo Pérsico, se com relação ao petróleo o que temos diante de nós é um verdadeiro império de reservas (cinco das maiores do mundo estão ali), em termos políticos estamos diante de um complexo amálgama de posicionamentos. Devido a esses e outros aspectos o causador de algumas guerras, como a guerra do Irã x Iraque, que ocorreu entre 1980 e 1988, a guerra do Kuwait que ocorreu em 1990 e 1991, e a dos EUA x Iraque no ano de 2003.
Guerra Irã x Iraque
Esta guerra ocorreu entre os anos de 1980 e 1988, envolvendo o Irã e o Iraque, por interesse político, territorial sobre o oriente médio.
No ano de 1980, o líder do Iraque Saddam Hussein não cumpriu um tratado firmado em 1975, que cedia ao Irã aproximadamente 518 quilômetros quadrados de seu território, e Irã em permuta cessariam a assistência militar à minoria curda no Iraque que lutava pela independência.
Saddam Hussein invadiu três ilhas do Irã no estreito de Ormuz, e no dia 22 de Setembro do ano de 1980, ocupou a zona ocidental do Irã, para tentar reconquistar o seu território através de acordo. O que na verdade o Iraque queria era causar instabilidade no governo islâmico iraniano de Teerã e juntar territórios ricos em petróleo.
Desde o principio do conflito o Iraque não conseguia alcançar a vitória, enquanto o ataque do Iraque encontrava forte resistência. Sempre que as tropas iraquianas conquistavam um território, o Irã recuperava. O Iraque só manteve o poder sobre Khorramshahr. Com esta situação o Iraque resolveu propor um cessar-fogo ao Irã, que não aceitou a proposta.
Desse modo, o que favoreceu o Iraque, foi o país poder contar com o apoio das maiores potencias como EUA, URSS. Isso garantiu ao Iraque uma