Malária, Amebiáse.....
A Malária é uma doença provocada por parasitos do gênero Plasmodium. Existem quatro espécies que infectam o homem, são estas: P falciparum (febre terça maligna, 36 a 48 horas) P. vivax (febre terça benigna, 48 hras) P. ovale ( Febre terça benigna, continente africano) P. malariae (Febre quarta, 72 horas). No falciparum é mais grave por causa das proteínas expressas na superfície, pode ocorrer malária cerebral.
O hospedeiro invertebrado são mosquitos do gênero anopheles. O microorganismo tem o chamado complexo apical (que compreende um sistema de penetração)
Formas: Esporozoítas ( são organismos alongados, correspondem a primeira forma, são eles os inoculados, e eles possuem a proteínas circunsporozoítica que permite que ele ache o hepatócito para se reproduzir assexualmente. Ao emergirem dos esporocistos, os esporozoítas invadem a hemolinfa do inseto e em pouco tempo conseguem penetrar e concentrar-se nas células das glândulas salivares do inseto passando depois para a luz glandular.) Trofozoítas pré – eritrocítico ou Criptozoítas (quando chegam as fígado, as formas infectantes sofrem transformações, se tornando estruturas arredondadas e mais simples, perdem o aparelho apical etc. E então, no interior da célula hospedeira o parasito cresce rapidamente e divide o núcleo inúmeras vezes, passando a constituir um esquizonte, este dará origem aos merozoítas. A indicação de que vai virar merozítas é o aparecimento de zonas espessadas da membrana celular. Trata-se do ciclo esquizogônico. Porém nem todos os esporozítas iniciam este ciclo desde que penetrem na célula hospedeira. Alguns podem fazer imediatamente, tendo a malária com período de incubação curto, ou ao invadiremo hepatócito podem entrar em estado de latência, permanecendo assim muitosmeses, a forma de latência é o hipnozoíta.) Merozoíta (São capazes de penetrar em hemácias, fazendo o ciclo assexuado nelas, também contem o complexo apical. Até que as hemácias se rompem liberando merozoítas. O