Microbiologia
O que é tricomoníase:
A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível comum, a qual afeta tanto homens quanto mulheres, embora os sintomas sejam mais comuns no sexo feminino.
Como é transmissão da doença:
A tricomoníase é causada por um protozoário parasita chamado Trichomonas vaginalis. A vagina é o local mais comum para essa infecção em mulheres, e a uretra (canal da urina) em homens. O parasita é transmitido através do contato do pênis com a vagina ou vulva com vulva (área genital externa à vagina) com uma pessoa infectada. Mulheres podem contrair tricomoníase de homens ou mulheres, porém homens geralmente, só a contraem de mulheres infectadas.
Prevenção da tricomoníase:
A maneira mais segura de evitar doenças sexualmente transmissíveis, como a tricomoníase, é ter uma relação monogâmica com um parceiro que foi testado e sabe-se não estar infectado. O preservativo masculino, usado corretamente e de forma consistente, pode reduzir o risco de transmissão da tricomoníase. Qualquer sintoma genital -- como corrimento, queimação ao urinar ou feridas -- deve ser um sinal para não ter relações sexuais e consultar um médico imediatamente. Uma pessoa diagnosticada com tricomoníase deve receber tratamento e informar todos os parceiros sexuais recentes para que eles procurem um médico. Deve-se parar de ter relações sexuais até que a pessoa com tricomoníase e seu parceiro sexual completem o tratamento e não apresentem sintomas.
Leishmaniose
O que é Leishmaniose:
A leishmaniose é uma doença não contagiosa causada por parasitas (protozoário Leishmania) que invadem e se reproduzem dentro das células que fazem parte do sistema imunológico (macrófagos) da pessoa infectada.
Como é a transmissão da doença:
Sua transmissão se dá através de pequenos mosquitos que se alimentam de sangue, e, que, dependendo da localidade, recebem nomes diferentes, tais como: mosquito palha, tatuquira, asa branca, cangalinha, asa dura, palhinha ou birigui. Por serem